SÃO BERNARDO

Patrono da ordem

São Bernardo de Claraval - Santo da Igreja Católica

Bernardo de Claraval, após receber e ler a carta do Rei Balduíno II, entusiasma-se muito com a idéia desta nova Ordem, já que seus princípios satisfaziam suas próprias idéias, ele acaba se tornando o principal velador do Templo. Apesar de os Templários naquela época já possuírem uma regra a seguir, regra essa que era a mesma de Santo Agostinho, São Bernardo considera que seus protegidos deveriam ter algo mais original e único, próprio desta nova Ordem. A princípio, conseguiu que Hugues e seus quatro cavaleiros que o acompanhava, obtivessem uma acolhida positiva por parte do Papa Honório II, ao qual aguardavam ansiosamente para visitar. Então, Bernardo faz uma proposta em 1128 para que se celebre o concílio de Troyes, com a presença de vários membros importantes da igreja, tudo isso sob os olhos do representante papal Cardeal Mateo de Albano.Neste concílio, o abade Bernardo de Claraval expôs os princípios e primeiros serviços da nova Ordem, mesmo surgindo alguns questionamentos, Bernardo conseguia responder a todas as questões sabiamente, prudentemente e sem dificuldades. Após várias semanas de interrogatórios, o Concílio de Troyes finalmente aprova a Ordem do Templo com grande entusiasmo, definindo assim que Bernardo de Claraval deveria redigir uma regra original aos Templários.Bernardo então faz com que os monjes-cavaleiros, se adaptem a regra do Cister, fazendo com que pronunciem os votos de pobreza, castidade, obediência e por último, um voto de contribuir para a preservação da Terra santa, objetivo pelo qual, dariam sua vida em prol.Em 1128, o abade redigiu a regra da nova Ordem, e a pedido de Hugues, também escreve um sermão exortatório "De laudae novae militiae ad Milites Templi", que na presente obra, São Bernardo dá a conhecer suas idéias pessoais sobre a vida do Templo.Após se tornar um dos homens mais importantes da Europa por seus grandes feitos, sermões, auxílios e propagação da palavra de Deus, São Bernardo de Claraval vem a falecer aos 20 de agosto do ano de 1153 aos 63 anos.São Bernardo de Claraval, eterno valedor e protetor da Ordem do Templo.

São Bernardo de Claraval (Bernard de Clairvaux), grande valedor e protetor da Ordem do Templo, desempenhou um papel muito importante para os "Pobres Cavaleiros de Cristo". Tudo começa com a ida do Grão-Mestre Hugues de Payns a Roma, com o objetivo de obter uma aprovação por parte da igreja para que a Ordem do Templo se convertesse em uma Ordem militar de pleno direito. Ao obter a aprovação do Patriarca de Jerusalém, o rei Balduíno II redigiu uma carta ao abade de Claraval, pedindo apoio ao primeiro Mestre da Ordem. Após obter este auxílio, Hugues prepara a tão esperada viagem a terra pontifícia.

Bernardo de Claraval, após receber e ler a carta do Rei Balduíno II, entusiasma-se muito com a idéia desta nova Ordem, já que seus princípios satisfaziam suas próprias idéias, ele acaba se tornando o principal valedor do Templo. Apesar de os Templários naquela época já possuírem uma regra a seguir, regra essa que era a mesma de Santo Agostinho, São Bernardo considera que seus protegidos deveriam ter algo mais original e único, próprio desta nova Ordem. A princípio, conseguiu que Hugues e seus quatro cavaleiros que o acompanhava, obtivessem uma acolhida positiva por parte do Papa Honório II, ao qual aguardavam ansiosamente para visitar. Então, Bernardo faz uma proposta em 1128 para que se celebre o concílio de Troyes, com a presença de vários membros importantes da igreja, tudo isso sob os olhos do representante papal Cardeal Mateo de Albano.Neste concílio, o abade Bernardo de Claraval expôs os princípios e primeiros serviços da nova Ordem, mesmo surgindo alguns questionamentos, Bernardo conseguia responder a todas as questões sabiamente, prudentemente e sem dificuldades. Após várias semanas de interrogatórios, o Concílio de Troyes finalmente aprova a Ordem do Templo com grande entusiasmo, definindo assim que Bernardo de Claraval deveria redigir uma regra original aos Templários.Bernardo então faz com que os monjes-cavaleiros, se adaptem a regra do Cister, fazendo com que pronunciem os votos de pobreza, castidade, obediência e por último, um voto de contribuir para a preservação da Terra santa, objetivo pelo qual, dariam sua vida em prol.Em 1128, o abade redigiu a regra da nova Ordem, e a pedido de Hugues, também escreve um sermão exortatório "De laudae novae militiae ad Milites Templi", que na presente obra, São Bernardo dá a conhecer suas idéias pessoais sobre a vida do Templo.Após se tornar um dos homens mais importantes da Europa por seus grandes feitos, sermões, auxílios e propagação da palavra de Deus, São Bernardo de Claraval vem a falecer aos 20 de agosto do ano de 1153 aos 63 anos.São Bernardo de Claraval, eterno valedor e protetor da Ordem do Templo.

Todos so Direiros Reservados a Comendadoira de Belém / Site Criado por Luiz Heleno 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora